6.2.09

{ Das coisas que eu quero }

Sou apaixonada por arquitetura, isso não é novidade! E quando tenho que fotografar um apartamento/casa bacana, eu entro em êxtase! Quando eu me surpreendo então, fica melhor.

Mas eu sempre saio me perguntando quando foi que a arquitetura se perdeu aqui em SP, quando que o estilo Neoclássico virou moda a ponto de ter 1 prédio por quarteirão e o principal, quando foi que a iluminação natural perdeu total importância nos projetos, mesmo em tempos de aquecimento global. Fico impressionada com o tamanho das janelas que tem nesses apartamentos padrão que têm sido construídos em massa! Eu não sou nenhuma ambientalista, pelo contrário, sempre tive pouca consciência ambiental, mas venho fazendo esforço para mudar alguns hábitos meus para salvar o planeta! Mas quando eu vejo que 99% dos prédios novos tem micro-janelas percebo que, enquanto as grandes corporações não abraçarem a causa, pouco vai mudar. Pq com a falta de luz dentro de um apartamento as pessoas recorrem à iluminação artificial e aí querem que a gente use aquela luz fria!!! Que eu odeio, me da dor de cabeça e depressão. Era mais fácil (mas certeza não barato para as construtoras) construírem apartamentos bem iluminados e não com micro janelas e veneziana meia folha! Fico revoltada... Eu então, que estou acostumada com um apartamento que tem luz até demais, não sei como sobreviveria na escuridão. Aqui em casa a gente só começa acender a luz depois das 20hs (agora no horário de verão).

Enfim, projetos novos e inovadores têm sido cada vez mais escassos*, e os melhores apartamentos (arquitetonicamente falando) são os antigos. E foi um desses que fui fotografar ontem e fiquei maravilhada! Os detalhes de madeiramento na fachada, a quantidade de janelas e o tamanho dos cômodos são de matar. Sim, mais um para a minha coleção de "nesse apartamento eu moraria".

Eu fiz essas fotos para a Graziella. Conheço ela da Axpe, mas agora ela é corretora autônoma, e lançou um blog para divulgar os apartamentos/casas que ela vende. Ela me chama pra fotografar alguns imóveis muito bacanas!

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

Olhem o detalhe da fachada! Que incrível!
fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

E no fim fiquei brincando de fazer uma fotos dela...
fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

fernandapetelinkar

*Só para ilustrar o que estou dizendo, dêem uma olhada nos projetos da construtora Idea Zarvos e do Movimento Um, eles sim sabem o que é morar bem! Eu fiquei alucinada com o projeto do 360º, queria muito morar lá, mas ainda não deu. Um dia eu chego lá!

3 comments:

Anonymous said...

Eu vi isso ao vivo, todos os dias, trabalhando com esses lançamentos aqui em Fortaleza. Os arquitetos viajavam para SP, só pra fotografar os "neo-clássicos", que de neo-classico não tem nada... Trouxeram para cá, mas a brincadeira ainda não evoluiu como em SP.

O problema é que as criaturas que tomam as decisões dentro dessas construtoras, normalmente, são completamente ignorantes em relação a arquitetura, espaço, forma, história. São engenheiros, de empresas familiares, que buscam maximizar os lucros. è frstrante, demais, trabalhar com eles. Pensamento curto, cabeça fechada, visão medíocre da cidade e do espaço onde estão fazendo suas intervenções. è uma pena.

Um apartamento como esse, das fotos, tem muito mais qualidade de espaço, detalhes, materiais de valor, não há como comparar. Acredito que comprando um desses, reformando todo, ainda pagaremos menos que um lançamento "neo-tosco"...

É melhor deixar os neo-clássicos para os neo-ricos do país. Esses precisam aparecer, e querem morar em castelos...

Suas fotos são perfeitas. rsrs.. quase esqueço de dizer.

Abraço

Anonymous said...

Fer, nem me fale nisso de janelas pequenas ou com venezianas meia folha (marron escuro ainda por cima!!!) e luz fria! Tb odeio luz fria, me dá total deprê! Quando não tem jeito eu recorro aquela opção com luz amarela. É difícil de encontrar mas existe viu? Eu tenho 1 em casa. E as janelas...meu Deus, o meu apto é tão escuro! Tenho ódio das minha janelas, que tem aquel veneziana meia folha marron escura! pq eh corta-fogo sabe? Ou seja, eu nunca tenho os dois vidros da janela totalmente descobertos! Cara, odeioooo! muito! Um dia tiro uma foto e te mando pra vc ver! meu sonho é morar numa casa com a daquele cara maluco-beleza da ultima novela, a Favorita...lembra? hehehe

Anonymous said...

O arquiteto e fotógrafo ali acima disse tudo!!! Hahaha!
Sou privilegiada em morar em um apto com janelas enormes, mas nada como as fotos acima... sonho de consumo também.
Sua fotos estão lindas!
Que lentes usou?

Bjs.,

Gabi